Psicólogo pode ser MEI? Essa é uma dúvida comum entre profissionais que procuram os serviços especializados para profissionais de psicologia da Célere Contadores.
Em meio a isso, decidimos preparar um conteúdo completo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e apresentar o melhor caminho para abertura do seu CNPJ.
Se você tem interesse em saber mais e aproveitar todos os benefícios que o exercício da sua profissão como PJ pode lhe oferecer, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que é MEI
O MEI (Microempreendedor Individual) é uma forma simplificada de formalização de negócios para empreendedores individuais que faturam até R$ 81.000,00 por ano.
Essa alternativa foi criada pelo Governo Federal para reduzir a informalidade e permitir que os empreendedores tenham acesso a benefícios previdenciários.
Com o registro, o empreendedor passa a ter um CNPJ, uma inscrição na Junta Comercial, dentre outros benefícios, dentre eles:
- Pagamento de impostos simplificado: O MEI paga um valor fixo mensal que inclui todos os impostos e contribuições obrigatórias, como o INSS e o ISS.
- Acesso a benefícios previdenciários: O MEI tem direito a benefícios como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença, desde que cumpra os requisitos exigidos pela Previdência Social.
- Facilidade na obtenção de crédito: O MEI tem acesso a linhas de crédito especiais com taxas de juros reduzidas e prazos mais longos para pagamento.
- Permissão para contratar funcionários e emitir notas fiscais: O MEI pode emitir notas fiscais e contratar um funcionário.
Por sua vez, é justamente em função desses e de alguns outros benefícios importantes, que o MEI se tornou uma opção muito procurada por pessoas de todas as áreas que desejam montar um pequeno negócio e abrir um CNPJ.
No entanto, o que nem todos sabem, é que se por um lado existem benefícios, por outro o MEI possui algumas limitações, dentre elas, a que impede algumas atividades de serem desenvolvidas nesta categoria empresarial.
Será que a psicologia é uma das atividades vedadas? A resposta você terá a oportunidade de conferir no próximo tópico.
Psicólogo pode ser MEI?
De acordo com a legislação em vigor, psicólogos não podem ser MEI. Isso acontece, pois, a psicologia não é considerada uma atividade informal, mas sim, de cunho liberal.
Para que não restem dúvidas, basta uma consulta para conferir que ela não está disponível no rol de ocupações permitidas aos microempreendedores individuais.
Mas, não se preocupe, pois existem outros tipos de empresa à sua disposição, e o fato de não ter permissão para desenvolver suas atividades no MEI, não impede você de abrir um CNPJ.
Como abrir CNPJ para psicólogo
Agora que você já sabe que psicólogo não pode ser MEI, confira no passo a passo abaixo, como é fácil abrir a sua PJ de psicologia.
- Contrate um serviço de contabilidade (preferencialmente com abertura grátis): Aqui na Célere Contadores, a abertura de empresa é gratuita, e você só paga as taxas dos órgãos públicos.
- Forneça ao contador os documentos necessários: A lista de documentos para abrir um CNPJ de psicologia inclui: (RG, CPF, Registro no CRP e Comprovante de Residência).
- Aguarde a emissão da documentação da empresa: Por fim, é só aguardar a emissão da documentação da sua PJ de psicologia, o que inclui (CNPJ, Inscrição Municipal, Alvará de Funcionamento e Licença Sanitária).
Deseja saber mais, abrir o seu CNPJ de psicologia e aproveitar todos os benefícios dessa decisão?
Se a sua resposta foi “Sim”, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!