Esse assunto é uma das maiores dificuldades do ramo empresarial. Como precificar meu produto de forma assertiva e de uma forma que te trará bons resultados? Então, enxugue esse suor, pegue seu café, acomode-se na cadeira, prepare-se para anotar e para desenvolver uma boa metodologia de precificação!
Precificar é uma arte!
É necessário sempre estar atento ao Preço do Mercado, Percepção de Valor / Valor Agregado e Preço Sustentável, e isso não é nada fácil! E, afim de te guiar por um caminho mais concreto, aprofundaremos no conceito de “Preço Sustentável”.
Por quanto é necessário vender seus produtos para que você consiga bancar todos seus custos e despesas? E ainda sim obter a margem de lucro esperada no seu negócio? Vamos discutir uma metodologia muito utilizada para responder essa pergunta: o Markup!
Markup
O Markup consiste em um multiplicador aplicado sobre o custo e/ou serviço prestado. Ele irá te possibilitar desenvolver um preço de venda necessário para sustentar as operações e retornar o lucro desejado para os sócios, afinal, o objetivo da empresa é gerar valor.
Essa é a fórmula:
Markup = 1 / (1 – (% Despesa + % Impostos + % Lucro))
Onde:
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% Despesa – É o peso da despesa, o quanto ela impacta na Receita;
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% Impostos – É o quanto os impostos impactam na Receita;
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% Lucro – É a margem de lucro esperada;