Vale a pena trocar um emprego CLT por PJ?

Lendo algumas matérias em revistas de economia, uma chamou a atenção pois trata justamente de uma dúvida peculiar entre vários profissionais atualmente, se é viável rescindir contrato de trabalho (CLT) e abrir uma empresa para prestar serviços terceirizados.

Com isso, compartilhamos a matéria abaixo com você, nosso leitor!

Por Sofia Esteves
Fonte: Valor Econômico

Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: diva.executivo@valor.com.br

Sou casado, sem filhos e trabalho como consultor sênior de uma empresa de tecnologia e gestão hospitalar. Obrigatoriamente tenho que viajar para realizar meu trabalho e para cada seis semanas de viagens, tenho direito a uma semana de folga. Recebi uma proposta para trabalhar em um hospital em uma outra cidade de um Estado vizinho. Atualmente sou contratado CLT, com benefícios como plano de saúde e ticket alimentação (sem direito a hora extra ou qualquer outro tipo de bonificação) e no caso desse hospital, teria de ir prestar serviço como pessoa jurídica (PJ). No caso, o salário como PJ é três vezes mais o que ganho atualmente, mas é claro, eu teria novos custos, como aluguel (por causa da mudança), contador, impostos, gasolina etc. Que conselhos você poderia compartilhar para que eu tome uma decisão sábia e inteligente? Vale a pena trocar um emprego CLT por PJ?

Consultor, 39 anos

Caro consultor, olá! Em primeiro lugar, ambos os regimes de contratação têm as suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre trabalhar como CLT ou PJ vem se tornando muito comum entre os profissionais. Essa dúvida surge, principalmente, pelo fato de que o mercado de trabalho mudou. Atualmente, temos várias segmentações profissionais consideradas mais flexíveis, que trabalham com home office ou com foco em projetos específicos. Muitas dessas funções estão entre as consideradas “profissões do futuro”.

Saiba que a sua escolha não deve depender apenas da questão da remuneração, sendo indispensável saber em qual perfil você se encaixa melhor, atuando como CLT ou como PJ. Antes de tudo, faça algumas reflexões: está disposto, encorajado e estimulado para mudar de Estado e cidade? O fator viajar constantemente é algo que você gostaria que mudasse em sua rotina profissional? As vantagens de ser um PJ são algumas, como a redução tributária e a remuneração, que tende a ser maior do que a contratação CLT, pois deve incluir despesas como INSS, impostos, FGTS, 13º salário, transporte, alimentação e bônus. A desvantagem é a ausência de outros benefícios, como por exemplo, a participação em treinamentos ou pagamento de cursos de desenvolvimento profissional.

Mas claro que tudo é uma questão de negociação, principalmente no que se refere a ter direito a tirar alguns dias de férias remuneradas. Para evitar transtornos futuros, é indispensável que pesquise e se informe com um especialista contábil/trabalhista qual o melhor modelo e funcionamento de empresa de prestação de serviços, para decidir se é vantajoso ou não para seus objetivos de carreira.

Coloque no papel quais seriam os seus gastos reais (caso aceite a proposta de trabalho), como impostos, contador, plano de saúde, entre outros. É bem importante que o profissional tenha organização e planejamento, pois terá que administrar as finanças, priorizando reservas de valor, principalmente no que se refere ao futuro, como aposentadoria, podendo contribuir para a o INSS ou previdência privada.

Por fim, é fundamental você avaliar em qual destas oportunidades você terá mais ganho de crescimento e desenvolvimento profissional. Deixe de lado a questão remuneração e avalie as duas empresas (atual e futura), seus pontos fortes e fracos e como elas se posicionam no mercado.

Reflita sobre qual trajetória que você gostaria de percorrer. Um bom planejamento de carreira ajuda muito a visualizar suas prioridades pessoais e profissionais, propósito, além das habilidades e competências que precisa adquirir. Boa sorte na decisão!

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *