Tratado como sinônimos, empreendedor e empresário, estes dois termos na verdade tratam de perfis bem distintos e complementares no mundo empresarial.
O empreendedor está muito para aquele profissional que vislumbra, antecipa, cria oportunidades e ideias; ele normalmente tem a facilidade em iniciar projetos e vender suas ideias. Tem um poder forte de persuasão. São pessoas polemicas, péssimos ouvintes, com opiniões que saem da curva, na maioria dos casos com uma autoconfiança que beira a arrogância. Mas esta forma de pensar e agir parece ser o que de fato o leva a abrir caminhos por lugares nunca explorados.
Já o empresário é aquele que é mais organizado, paciente, sabe ouvir e manifesta um comportamento mais conciliador, que gosta de ir aos detalhes, pois sabe que isto é necessário para as coisas funcionarem bem.
Vemos exemplos claros e clássicos de empreendedores: Trump, Eike Batista; Já de empresários: Silvio Santos, Luisa Helena Trajano (Magazine Luisa). É bem difícil os dois perfis estarem contidos numa pessoa só, não impossível. Normalmente, conforme dito acima, são complementares. Existem muitas empresas que possuem sócios onde um é empreendedor e outro empresário. Os dois são fundamentais, pois o empreendedor start o processo (haja vistas as famosas statups) e o empresário mantem e a faz crescer, gerando assim a sua sustentabilidade. Há excelente empreendedores mas péssimos empresários e vice-versa.
É muito importante saber qual é o seu perfil, onde você naturalmente está mais afinado, para assim fortalecer cada vez mais este lado e buscar um desenvolvimento ou uma ajuda de terceiro para equilibrar o outro lado. Isto certamente contribuirá para o seu negócio decolar.