Observo que todos tem a consciência que um dia irão precisar aposentar-se e ter uma renda para viver, porém muitos pensam que este dia está muuuuuito longe, e o ato de poupar vai sendo procrastinado. Ocorre que, uma aposentadoria necessita de planejamento, e quanto antes iniciar este planejamento, melhor se torna, devido a três fatores cruciais:
- Tempo para cumprir a carência do INSS referente a aposentadoria por tempo de contribuição;
- Possibilidade de escolha mais acertada em qual tipo de aposentadoria deve-se aplicar (INSS, PGBL, VGBL, etc) e com isto pagamento de menos impostos;
- Possibilidade de se aposentar mais cedo e aproveitar melhor e com mais qualidade o seu tempo.
Cabe lembrar também que a população está vivendo mais e que daqui alguns anos pode haver um colapso no sistema de previdência no Brasil. Então, contar tão somente com o INSS, parece ser uma atitude pouco coerente.
No que tange a aposentadoria junto ao INSS, a mais utilizada pela população brasileira, existem hoje 3 possibilidades de obter o benefício:
- Aposentadoria por idade, onde se pede no mínimo 65 anos para homens e 60 anos para as mulheres, cujo tempo de contribuição é de 15 anos;
- Aposentadoria por tempo de contribuição, não há idade mínima para se aposentar, porém o tempo de contribuição deve fechar em 35 anos para homens e 30 para mulheres;
- Aposentadoria com base no fator 85/95, onde a soma da idade + tempo de contribuição deve fechar em 85 para mulheres e 95 para homens.
Ir ao INSS e levantar a real situação em que se encontra, se for o caso sentar e analisar com um profissional de confiança e mapear os passos necessários para uma aposentadoria adequada, é fundamental. Então, reflita sobre este tema agora, independentemente da idade, não procrastine ou deixe nas mãos das empresas ou de outros o precioso tempo da sua aposentadoria.