Eu já falei um pouco sobre Como Usar a Criatividade Neste Momento de Crise (se você ainda não viu clique aqui), mas fala-se muito na necessidade do empreendedorismo, mas afinal o que é ser Empreendedor? É algo nato ou pode ser desenvolvido? É uma profissão ou uma ferramenta de gestão? Para começar a clarear estas perguntas trago algumas definições:
“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” – Filion.
“Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração” – Dicionário Priberam.
Diante destas duas definições leva-nos a pensar que este é um ser realizador, que produz novas ideias, parte para a ação e faz as coisas acontecerem.
Diferente de ser empresário, o qual gerencia algo já existente, faz a manutenção do status quo, resguardando a situação atual, ele faz acontecer, tira do campo das ideias ou dos sonhos e coloca em pratica.
Inúmeras universidades do mundo inteiro já possuem cursos e/ou disciplinas voltadas para o empreendedorismo. O que faz com que tal habilidade não seja tão somente nata. Hoje em dia todos podem se tornar empreendedores, basta querer, conscientizar-se e treinar.
Para se Tornar um Empreendedor de Sucesso é Importantíssimo:
- Planejamento
- Imaginação e determinação
- Habilidade de organizar
- Liderança
- Conhecer os processos da empresa
Empreender pode ser uma ferramenta de gestão como pode ser uma profissão, deve ter plenos domínios de algumas ferramentas de gestão.
É fundamental um empreendedor na empresa, assim como um empresário, pois ambos se complementam, o primeiro é mais da ação e o segundo do planejamento. Como é difícil desenvolver as dois aspectos numa só pessoa, as sociedades tornam-se interessantes na junção de forças e aptidões de ambos.
E na sua empresa? Você é um Empreendedor ou um Empresário? Qual deles sua empresa precisa mais neste momento de crise? Reflita!